O projeto “Qualiformar” envolve várias ações de sensibilização e divulgação nas áreas de intervenção da qualificação e formação, com um encadeamento lógico e que pressupõem uma intervenção concertada no sentido de, numa primeira fase, consciencializar as empresas das oportunidades existentes e da importância da formação enquanto condição para a competitividade, impulsionando-as, numa segunda fase, a desenvolver ações, tomar medidas e disseminar boas práticas, contribuindo para a criação de condições de sucesso ao nível das práticas de formação.
O projeto é constituído por seis ações:
- Criação e Implementação de ações de sensibilização sobre formação e qualificação em inovação
- Dinamização de atividades de divulgação e informação
- Dinamização de rede de conhecimentos e boas práticas em domínios estratégicos de especialização
- Avaliação do Projeto
- Informação, comunicação e capitalização do projeto via plataforma web
- Gestão técnica do Projeto
No âmbito desta ações são contempladas várias atividades, destacando-se um ciclo de seminários e de workshops abertos a todos os interessados.
No ciclo de seminários, serão apresentados e discutidos temas que mostrem as oportunidades existentes, ao dispor das empresas para que possam iniciar ou continuar programas de formação adequados às suas necessidades e estratégia. Nestas reuniões serão “semeadas” ideias e divulgadas formas de as concretizar.
O ciclo de workshops estará mais ligado à operacionalização concreta em PME e contará com a participação de responsáveis das empresas com capacidade para concretizarem ações e para introduzirem mudanças. Pretende-se a partilha de experiências e de boas práticas no domínio da formação em inovação, levando as empresas a perceber como pode a formação contribuir de facto para a inovação.
Será também dinamizado um outro conjunto de atividades com o principal objetivo de divulgar e informar as empresas das medidas e programas de apoio à formação e empregabilidade existentes. Assim, o projeto integra ainda a realização de conferências e de um concurso de boas práticas de formação para PME, a elaboração de um guião informativo sobre modalidades, oportunidades e financiamento de atividades de formação e de vários estudos sobre esta temática, entre outras ações.